O Prêmio Grandes Brasileiros é uma criação do blog Sociedade em Foco, ele tem por objetivo homenagear cidadãos, instituições ou empresas que de alguma forma deram sua contribuição para o Brasil. Essa é a sua primeira edição, mas a ideia é que o título seja concedido anualmente, sempre no mês de dezembro.
Os homenageados do ano serão escolhidos pelo autor do blog (Wilian César), e terão o nome publicado nesta página. Junto a identificação de cada contemplado constará o motivo da escolha.
Os leitores podem indicar concorrentes pelo email: asociedadeemfoco@gmail.com
Zé Cláudio e D.Maria
Casal de extrativistas que combatia o desmatamento ilegal na Amazônia e foi assassinado em maio deste ano, no Pará. Eles recebem (in memorian) o título de Grandes Brasileiros concedido pelo blog, devido aos esforços que fizeram pela floresta. Há mais de 20 anos os dois travavam uma guerra contra madereiros que promoviam o corte ilegal de árvores. Por conta da atuação viviam constantemente sob ameaça de morte.
Assim como a imprensa, as autoridades também tinham o conhecimento do problema, porém não conseguiram evitar o crime. Que apartir de agora nossos políticos passem a tratar a questão ambiental com mais importância, o problema é tão complexo quanto o tráfico de drogas. É preciso reforçar a segurança nessa região, onde se contrata um matador de aluguél com a mesma facilidade que se compra um doce.
Os bombeiros do Rio estão recebendo o prêmio pelos heróicos trabalhos de resgate nas tragédias provocadas pelas chuvas que atingiram a região serrana do estado, no início do ano. Esses profissionais trabalharam (literalmente sem parar) e com muita garra, na procura de corpos e sobreviventes. Como recompensa pelo ato de bravura, 400 bombeiros foram presos e tratados como bandidos pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), em junho, durante manifestações salariais. Atualmente o salário de um soldado do Corpo de Bombeiros no Rio é de R$ 950,00. Uma miséria !
Patrícia Acioli
Juíza assassinada por policiais militares em agosto deste ano, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Ela
está recebendo o prêmio (in memorian) devido ao excelente trabalho que
apresentou enquanto investigava um grupo de extermínio composto por Pm's
de São Gonçalo (RJ). A magistrada atuava na 4º Vara Criminal da cidade e
tinha fama de "linha dura" com os criminosos. Pagou com a vida por
tentar fazer valer a lei contra a banda podre da polícia fluminense.
Eliana Calmon
Ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ganhou o prêmio pelo brilhante trabalho que vem desempenhado na Corregedoria do órgão.
A ministra tem enfrentado duras críticas por parte de algumas associações de magistrados, desde que resolveu investigar a suspeita evolução patrimonial de juízes e demais servidores da Justiça.
A ministra tem enfrentado duras críticas por parte de algumas associações de magistrados, desde que resolveu investigar a suspeita evolução patrimonial de juízes e demais servidores da Justiça.
Neste momento, Eliana deveria ganhar o apoio de todos os brasileiros nesta luta contra a corrupção togada. Pelo andar da carruagem, da forma em que as coisas estão sendo conduzidas, a tendência é que a corregedora receba pressões de tudo quanto é lado do Judiciário. Não desista Eliana, é de pessoas como a senhora que o país precisa.
E assim fechamos 2011 com essa mais do que justa homenagem a pessoas dignas de nosso respeito.
O Sociedade em Foco deseja um feliz 2012 para todos os leitores !
E assim fechamos 2011 com essa mais do que justa homenagem a pessoas dignas de nosso respeito.
O Sociedade em Foco deseja um feliz 2012 para todos os leitores !
Nenhum comentário:
Postar um comentário