segunda-feira, 28 de março de 2011

E agora Neymar?

Na postagem anterior teci elogios ao Vasco da Gama por ter sido o primeiro clube de futebol a abrir as portas para negros e pobres no país,e também por agora estar relembrando esse ato com o lançamento do seu novo uniforme,a "Camisa Negra". Falei também dos casos de preconceito racial que ainda hoje assolam o esporte no mundo.

Curiosamente,ontem,2 dias após ter colocado esse meu texto no blog,o atacante Neymar acabou se tornando mais uma vítima de racismo nos gramados.Durante a partida amistosa da Seleção brasileira contra a Escócia,em Londres,uma casca de banana foi atirada ao campo em provocação ao jogador. Um fato lamentável ? Sem dúvida,mas que se enquadra perfeitamente no típico ditado: "Há males que vem para o bem".

Você deve estar se perguntando porque eu disse isso.Tudo bem,eu explico!
Em uma entrevista concedida ao Estadão,em abril do último ano,quando perguntado pela repórter do jornal se já havia sido vítima de racismo,Neymar deu a seguinte resposta:"Nunca.Nem dentro e nem fora de campo.Até porque eu não sou preto ?".

Ao contrário do que muitos disseram na época ,não enxerguei essa declaração como mais uma das "molecagens" de Neymar,considerei aquilo como um ato de preconceito contra a própria cor.E em minha opinião, uma pessoa que tem esse tipo de atitude é mais racista do que muitos racistas que existem por aí.

Talvez agora,depois de passar por essa discriminação em solo europeu,o jogador entenda que não é branco e abandone o seu próprio racismo.

Nenhum comentário: