sexta-feira, 25 de março de 2011

"Camisa Negra"vascaína relembra a luta contra o racismo no futebol.

Não sou um fanático por futebol e nem mesmo torcedor do Vasco da Gama,mas nessa postagem venho parabenizar esse grande clube por uma de suas mais brilhantes iniciativas dentro do mundo esportivo.Na manhã de ontem o Vasco lançou a "Camisa Negra",seu novo uniforme que relembra um ato histórico da instituição contra o preconceito nos gramados.

Em 1924,a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos(AMEA), pediu ao Clube de Regatas Vasco da Gama a retirada de 12 jogadores operários e negros que atuavam em seu time de futebol. O então presidente do Vasco,José Augusto Prestes,negou o pedido e por isso o clube acabou desfiliado da (AMEA).

O time foi assim o primeiro a abrir as portas para negros e pobres em uma época onde o futebol era um esporte exclusivo da elite. Os 12 operários ficaram conhecidos como os "camisas negras",daí se origina o nome do terceiro uniforme recém-lançado.

Infelizmente ainda é possível encontrar casos isolados de preconceito nos estádios do Brasil e do mundo,mas sem dúvida o Vasco da Gama promoveu uma grande revolução em campo,digna de aplausos.
Essa iniciativa deveria servir de exemplo para outras modalidades esportivas,como a Fórmula 1, onde os negros ainda enfrentam muita resistência.Talvez a entrada de Lewis Hamiltom na McLaren,ocorrida a alguns anos,seja um indício de mudanças.

MATÉRIA DO SBT SOBRE A"CAMISA NEGRA"

Nenhum comentário: