sábado, 3 de abril de 2010

Hospitais decentes? Só para os Sarneys.

Enquanto crianças maranhenses morrem aguardando vagas em UTIs,Sarneys usam modernos hospitais particulares em São Paulo.
Atendimento médico de qualidade nunca foi problema para os Sarneys,pois quando algum membro do clã se vê acometido por doença,embarca imediatamente em um vôo com destino a São Paulo,onde um luxuoso hospital particular estará lhe esperando de braços abertos,com os melhores profissionais da área de saúde e equipamentos de última geração.Enquanto isso,os moradores do Estado que durante vários anos vive sob o domínio dessa mesma família,morrem em hospitais por falta de UTIs.

Na mesma semana em que José Sarney se internou no Hospital Sírio -Libanês em São Paulo, para retirada de um tumor benigno,morreu em Imperatriz(segunda maior cidade do Maranhão),mais uma criança que aguardava internação em unidade de terapia intensiva(UTI).
Com meningite e parada cardíaca,Mayara Coelho Francelino(8) ,havia conseguido uma liminar na justiça ordenando sua imediata internação,o que não ocorreu devido a falta de leitos.A menina permaneceu internada 18 dias-seis dos quais em coma-no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz ,em uma sala abafada e totalmente inadequada para o seu quadro de saúde.
No último dia 27,Mayara foi transferida para UTI de um hospital privado que adaptou um leito adulto para recebê-la.Já era tarde,ela morreria 18 horas depois. Com o falecimento da garota,sobe para 16 o número de crianças mortas -somente esse ano- por falta de UTIs no município.

Há vários anos os Sarneys mantêm um forte poderio político no Maranhão,atualmente o Estado se encontra nas mãos de Roseana Sarney e tem por secretário de saúde,seu cunhado Ricardo Murad.No ano passado,quando precisou retirar um aneurisma no cérebro,Roseana viajou para São Paulo e se internou no hospital Albert Einstein,após a cirurgia ficou em acompanhamento médico na (UTI) .(Não seria melhor uma UTI do Maranhão?) .Menos de um mês depois, foi a vez da matriarca da família buscar auxílio para saúde,Marly Sarney também deixou a luxuosa residência em São Luís,para ser operada no Hospital Sírio-Libanês(SP) após fraturar o ombro em uma queda.

Segundo o Ministério Público do Maranhão,nos últimos 15 meses,59 crianças morreram esperando uma vaga.Mesmo com liminar da justiça obrigando internações,o número de leitos ainda é insuficiente.
Quando Sarney foi eleito para a presidência do Senado,a revista britânica "Economist" destacou os diversos problemas enfrentados pelos maranhenses.A matéria entitulada"onde os dinossauros ainda vagam",chamava atenção para a taxa de mortalidade infantil do Estado :"... de 39 por mil nascidos vivos é 60% mais alta do que a média brasileira".A reportagem também associava o sucesso do coronelismo de Sarney ao fato de sua família possuir veículos de comunicação,entre os quais, uma emisora filiada a Rede Globo,que no meio das novelas"costuma exibir reportagens favoráveis ao clã".

Irônicamente,no site do Governo maranhense a seguinte frase:"Governar é cuidar das pessoas".
Uma prova de que os Sarneys conhecem o que deveriam fazer,e que não fazem simplesmente porque não querem.

5 comentários:

Iuri Petrus disse...

Sou maranhense da cidade de São Luis e morando há cinco anos em Imperatriz.Gostei muito da matéria e gostaria de fazer alguns acréscimos como o fato de há muito anos, como se pode apreender da própria matéria através dos dados de no mínimo 15 meses, o estado tem sofrido com o alto índice de mortalidade infantil (sem contar os péssimos IDH municipais).Esta mortalidade infantil é fruto de uma política social altamente ineficiente e que, mais especificamente no campo da saúde, perpassa por pela total ausência de assistência na maioria dos municípios, como PSFs fantasmas, frutos desta política oligárquica que sucateia e patrimonializa o Estado.O reflexo da péssima política de saúde, principalmente preventiva, e sanitária na maioria dos municípios é a superlotação dos grandes hospitais, os quais são poucos e em poucas cidades.
Uma política eficiente da saúde no Maranhão só pode existir com maior investimento na sáude preventiva e principalmente pela descentralização institucional, a qual nunca interessou à família Sarney nestes mais de 40 anos de (des)mando político.

Luiz Carlos Barros disse...

os coroneis sarney

quem será que elege a familia do coronel josé sarney?, sozinhos eles não se elegeriam, não acham? precisam de votos e estes votos saem de onde, quando a maioria da população é sofredora? isso acontece tambem em rondonia, aqui tem um coronel chamado de valdir raupp que não faz nada pelo povo, passa o tempo todo mentindo e prometendo, vive a tripa solta, é aquele senador que foi governador quando houve o massacre da santa elina, ele e a mulher, deputada federal, do dito cujo não perdem eleição! quem é que vota neles?? o povo!! o povo brasileiro é corrupto e covarde, desculpem mas esta é a verdade.Vendem o voto a troco de miseros presentes ou promessas e depois amarguram o resto da vida quando não tem segurança, não tem educação, não tem saude.è este mesmo povo que sai trabalhar de cabo eleitoral desses bandidos, ajudando a enganar as pessoas mais desinformadas. infelismente o povo do maranhão tem os sarneys que merecem!!

K disse...

É!...
Sonho? Sim. Mas pode ser real. Seria muito bom que todos os funcionários públicos, e isso inclui desde assistentes administrativos, até mesmo juízes de direito, deputados, senadores e membros do executivo, fossem obrigados a fazer tratamento médico em hospitais públicos, bem como seus filhos tivessem que estudar em colégios públicos, não sendo permitidas exceções.

Zé vinícius disse...

Pois é...
Concordo com você Luiz Carlos Barros quando diz que o povo é corrupto e covarde , mas haja vista que isso tem, em sua causa, o fator da maniplação de massas que em parte de seus objetivos é deixar o povo amedrontado (adestrado) e corrupto- como se fossem pequenos aprendizes.Mas isso não quer dizer que um mereça o outro , os Sarneys sabem muito bem de seus atos(passo a passo !), já o miserável,"excluido", umilhado, sacaneado, chutado, pisado, cuspido -POVO- não tem ideia de seus atos do cotidiano. Atos esses que fazem girar todo o jogo político dos Sarney's e não tão somente deles mas sim-em parte- de toda a política brasileira.

"Que época é essa tão terrível que uns idiotas conduzem uns cegos."
W. Shakespea

Zé Vinícius disse...

Pois é...
Concordo com você Luiz Carlos Barros quando diz que o povo é corrupto e covarde , mas haja vista que isso tem, em sua causa, o fator da maniplação de massas que em parte de seus objetivos é deixar o povo amedrontado (adestrado) e corrupto- como se fossem pequenos aprendizes.Mas isso não quer dizer que um mereça o outro , os Sarneys sabem muito bem de seus atos(passo a passo !), já o miserável,"excluido", umilhado, sacaneado, chutado, pisado, cuspido -POVO- não tem ideia de seus atos do cotidiano. Atos esses que fazem girar todo o jogo político dos Sarney's e não tão somente deles mas sim-em parte- de toda a política brasileira.

"Que época é essa tão terrível que uns idiotas conduzem uns cegos."
W. Shakespeare