domingo, 29 de novembro de 2009

Vício,drama familiar,despreparo policial e morte em Belo Horizonte-MG.

Na semana passada em Belo Horizonte um caso despertou a atenção para o despreparo da Polícia Militar mineira.Depois de se sentir ameaçado pelo filho Bruno Nascimento Guimarães, usuário de drogas,que junto com mais dois amigos consumia crack e cocaína dentro de casa,um pai resolveu acionar a PM.
Com a chegada de três militares na residência,o jovem correu e se trancou em dos quartos da casa.Os policiais então decidiram arrombar a porta,Bruno reagiu e atacou um deles com uma faca,o policial revidou efetuando 12 tiros de pistola ponto 40 no rapaz,que não resisitiu e morreu, é lógico!

Sei que muitas pessoas disseram e vão dizer algo do tipo: "Bem feito,quem mandou entrar nas drogas!","também ele procurou né?","não valia nada!","era bandido!" e outras baboseiras mais.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o texto não visa condenar ou inocentar um viciado executado pela polícia, e sim discutir a falta de preparo da instituição policial diante de situações tensas.Até um leigo sabe que um tiro ou no máximo dois ,de pistola ponto 40 na perna,seria mais do que suficiente para deter a fúria do jovem em questão.

Como o fato envolve um dependente químico,é natural que as pessoas até mesmo por uma atitude preconceituosa mantenha o foco no erro de Bruno, e não veja nada de errado nos 12 tiros efetuados pelo policial.Mais o erro existe!
Suponhamos que a situação fosse a seguinte:Um pai chama a ambulância para buscar o filho com problemas psíquicos em ataque de fúria dentro de casa,a ambulância certamente só iria ao local com o apoio da Polícia(acreditem,mais é assim que funciona com doentes psíquicos),o paciente pega uma faca e investe contra os policiais.Qual seria o desfecho do caso?
Sem dúvida alguma,12 tiros de pistola ponto 40 no doente mental em legítima defesa.

Esse tipo de coisa acontece porque as instituições policiais brasileiras não investem em um preparo técnico qualificado.Aqui,todas as polícias dizem ensinar aula de defesa pessoal,por sua vez, quem recebe esse treinamento consegue se desvencilhar facilmente de um ataque de faca.
O despreparo é visível!

Para se ter uma idéia de onde se começa o problema,é só observar o tempo de treinamento.
Minas por exemplo,onde esse rapaz viciado foi executado,formou 2,305 novos soldados no início deste mês,através do chamado"Curso Técnico de Segurança Pública",ministrado em apenas 10 meses.Lembro-me de ter escrito um artigo denominado (Fábrica de Policiais)criticando essa pseudopreparação.

Quando um verdadeiro Curso Técnico de Segurança Pública for ministrado nas academias de polícia,raramente veremos um policial atirando 12 vezes em alguém.Seja por medo,defesa pessoal ou simplesmente por vingança.

Nenhum comentário: