sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Escravos do Preconceito!

Dia da Consciência Negra.

Em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra ao escravismo, o dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Pois foi nessa mesma data, no ano de 1695, que ele foi capturado, torturado e morto pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
Como forma de intimidação aos escravos que sonhavam com a liberdade, Zumbi foi degolado e teve sua cabeça exposta na praça do Carmo, na Cidade de Recife, onde permaneceu até sua completa decomposição.

Atualmente, 314 anos após a morte de Zumbi, é inegável que os negros obtiveram vitória sobre a escravidão oficializada, mas ainda é um erro afirmar que somos totalmente livres. Na verdade um novo modelo de escravidão se instalou no país, de uma forma mais camuflada e não menos cruel, melhor conhecida como preconceito.
A escravidão do século XXI é facilmente identificada, entre outros locais, principalmente nos canais de televisão e passarelas de moda.

Tomando como exemplo a Rede Globo.
Em programas como do Faustão e Luciano Huck, conta-se nos dedos o número de bailarinas negras. Entre atores e jornalistas da emissora, predomina a cor branca.
E no tal concurso "Menina Fantástica"? Quantas garotas negras foram escolhidas para final, e quantas já ganharam até hoje?
Na verdade parece que o canal tem uma cota para profissionais afro-descendentes, só para passar uma idéia de que é contra o racismo.

De acordo com uma pesquisa intitulada (Desigualdades Raciais, Racismo e Políticas Públicas:120 Anos Após a Abolição) divulgada no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA), apesar da igualdade numérica com os brancos, permanece a desigualdade no acesso a bens, serviços e direitos fundamentais como educação e principalmente , nível de emprego.
Os dados mostram ainda que negros ganham 50% menos, trabalham mais sem carteira assinada e são a maioria em serviços domésticos, agricultura e construção civil.
Segundo o IPEA, o Brasil levaria no mínimo 32 anos para igualar os salários entre brancos e negros.

Mas o país não pode aceitar que se leve tanto tempo para acabar com mais essa escravidão, pois não existe nenhuma justificativa aceitável para manter tal regime opressor.

9 comentários:

Anônimo disse...

A favela é a nova senzala

O capitalismo é pior do que a escravidão.

Revanche
Lobão

Eu sei, já faz muito tempo que a gente andava esquisito
tentando acertar o passo usando mil artifícios
mas sempre alguém tenta um salto
e a gente é que paga por isso
fugindo das grandes cidades
bichos do mato em busca do mito
de uma sociedade escravos de um novo rito
mas se tudo deu errado
quem é que vai pagar por isso?
quem é que vai pagar?
eu não quero mais nenhuma chance
eu não quero mais revanche
A favela é a nova senzala
correntes da velha tribo e a sala é a nova cela
prisioneiros nas grades do vídeo
mas se o sol ainda nasce quadrado
quem é que vai pagar por isso?
quem é que vai pagar?
eu não quero mais nenhuma chance
eu não quero mais revanche
Um café, um cigarro, um trago
tudo isso não é vício
são companheiros da solidão
mas isso só foi no início
hoje em dia somos todos escravos
mas quem é que vai pagar por isso?
eu não quero mais nenhuma chance
eu não quero mais revanche

Pepe disse...

Branca de neve
Novamente, nos contos de fada tambem não aparece nenhuma princesa negra em seu castelo na africa sendo salva ou roubada por um principe Bontu, isso e sacanagem, isso é puro preconceito. Novamente na academia brasielira de letras o numero de imortais afrodescententes é muito inferior ao dos demais, vamos elaborar uma bolsa ou cota para imortais na academia, isso é no minimo 35% dos ocupantes das cadeiras tem que ser afro. mesmo que o unico verso do mesmo seja o batatinha quando nasce. No instituto do coração de São Paulo o numero de afro cirurgiaos cardiacos é inferior ao minimo 40%, que se faça um concurso publico em que o unico requisito seja a cor da pele e não a capacitação, pois lei é lei e as cotas devem ser prenchidas.

Jogador Branco discriminado disse...

Racismo no futebol
Quantos jogadores de futebol afro-descendentes temos no Brasil atualmente? 60, 70, 80%? Assim não dá, temos de estabelecer uma cota de 50% dando as vagas restantes aos brancos.

Caso isso não se realize será racismo. Ou seja, quando a coisa tá boa não querem cota nenhuma. Hipócritas.

Monahyr Yehan Ododô Campos disse...

O cara com nome falso aqui em cima fala em cotas para o futebol.
O problema é justamente que não há discriminação nas bases dos times de futebol, por isso tem mais negros.
A distorção está nas universidades e no "mercado de trabalho".
Estabeleça-se cotas em universidades por 10, 20 anos e, certamente o número de jogadores negros será menor, pois eles terão outras oportunidades de subir na vida.
Poderão ser muito mais do que sambistas e atletas.

Chumbo disse...

Até parece q a vida desses copos de leite são administrada por eles. falam de capacitação, como se tivessem alguma. Não são capazes nem mesmo de olhar além do proprio umbigo, quiça questionar a capacitação dos outros. Se o problema é só capacitação, do que vcs tem tanto medo?

O fato de seus contos de fadas, demonstrarem um mundo de personagens brancos, mostra o quanto vcs são preconceituosos.

Nos concursos, onde não é dado o direito do avaliador ver quem é a pessoa q estar do outro lado, o numero de negros é expressivos, inclusive, como notas muito superiores àquelas adquiridas pelos copos de leite. Contudo, quando colocam alguns NEO-Ali Kamel da vida para avaliar, ou melhor, ver quem são os candidatos, aí a coisa muda de historia. Desta forma, fica mais facil dizer q o problema é a falta de capacitação dos candidatos negros.
O fato de haver mais jogador de Futebol negro, se dá, exatamente no fato, de os jogadores serem de origem pobre. Isso é a maior prova de quem são os pobres no Brasil. (o que faz cair por terra o discurso das cotas sociais).

"Não é moda, quem pensa incomoda
Não morre pela droga, não vira massa de manobra
Não me idolatro a Mauricinho da TV
Não deixa se envolver porque tem proceder
Pra que? Por quê? Só tem paquita loira
Aqui não tem preta como apresentadora
Novela de escravo, a emissora gosta
Mostra os pretos chibatados pelas costas
MV Bill - Só Deus pode me julgar)".

Volto a dizer, a conquista dos direitos se deu a custa de muita luta. A exigencia de entrega desses direitos tb se dará da mesma forma. Esperar ou acreditar q tem poder vai abrir mão deles atráves do concesso é utopia.

Pepe disse...

O retardado aqui denominado de chumbo, so para voce ter uma ideia da diferenca entre um afro e um branco, se um branco te chamar de talves chamine, voce ja pensa em um ganho, uma indenização, uma retratação financeira, isso é um ganho facil, caractristica de quem quer ganhar sem trabalhar, agora voce acha normal chamar alguem de copo de leite?

Quanto a se for dada oportunidade os afro passarão a ter mais participação, os irmão africanos culpam quem?

chumbo disse...

hipocrisia II

fica nervoso não pepezinho. Sou contrario a indenização, até mesmo porque, mesmo tendo o Brasil uma constituição, promulgada em 05/10/88, que diz em seu art. 5º, XLII, ser crime a pratica de racismo, jamais houve qualquer condenação no país nesse sentido. Tá falando em ganho facil, obtido por indenização nesse sentido, cite apenas um caso envolvendo um negro, apenas um. Talvez vc não saiba qual é a cor das pessoas quem detem o poder de dizer o direito. Não acredito na indenização, por que ela não virar. Só acho q direito não dever ser pedido mas exigido.
Acho q o negro que ganho facil, saia desse mundinho seu, esqueça um pouco essa herança q seu papaizinho deixou para vc, e procure trabalhar um dia inteiro debaixo do sol. Aí talvez vc descubra o q é ganhar dinheiro facil.

Pepe disse...

(resposta ao chumbo)
Primeiramente para seu juizo, sou daquele que para vagabundo e mau exemplo, nunca ganhei nada nem de papai nem de mamãe, agora o que tem de vagabundo tentado dividir, e o que tenho que pagar de cursos para meus filhos conseguir entrar numa faculdade pois as vagas são limitadas para aqueles que tentam entrar por capacidade, pois é necessario dar vagas para os cotistas.
Alem do mais seu retardado, quer me dizer que o regime de cotas não é um sistema mascarado de indenização? Mais ou menos assim, o fulano nunca foi muito de trabalhar e estudar, preferiu sempre uma rodada de samba ou um footbol, como não saiu nada que presta e acabou não estudando, então como facilitador vamos dar um empurão no fulano por que ele é um afro, os tataravos dele eram escravos na africa, foram vendidos pelos africanos, ele não tem como pedir indenização para os vendedores vamos achar alguem que facilite a vida do mesmo. Já ta mais que comprovado que o Zumbi possuia escravos, até hoje não vi ninguem solicitar indenização por isso.

chumbo disse...

Calma pepe, fica nervoso não. Senão daqui a pouco vc vai começar a jogar cruz incendiada no quintal dos outros. Acha q os negros não trabalham, q tal uma cota em universidades para pessoas q comprovem terem trabalhado, no mimino, dez anos antes de tentar o vestibular. Vamos ver quem são os verdadeiros vagabundos. Fica ai possando de coitadinho, mas adorando as tetas do Estado. Agora quando o assunto é dividir as tetas, a coisa muda de historia.