domingo, 27 de outubro de 2013

Polícia para menores, pretos e pobres

Circula pelo Facebook um manifesto elitista e preconceituoso em favor da redução da maioridade penal. O chargista desconhecido (talvez porque tenha vergonha de assumir publicamente seu ódio contra negros e pobres) resolveu deixar sua provocação.
Charge de cunho racista retirada do Facebook

A charge traz um diálogo conflituoso entre uma mulher negra e um policial militar dentro da favela. A mulher negra é mãe de um bandido menor de idade que o policial (herói) havia acabado de matar, e esse adolescente favelado, com apenas 15 anos, "já tinha matado 3 pais de família".

O que me incomoda na charge não é o clamor pela redução da maioridade penal, mas a forma que o chargista escolheu para pedi-la. Uma coisa é protestar contra a tolerância da legislação brasileira no que diz respeito aos crimes praticados por menores, outra coisa é criminalizar os negros e pobres de forma geral.

Fica claro o racismo do chargista em sua arte. É como se não existissem menores criminosos com outra cor de pele, ou morando em condomínios de luxo também. Chego a desconfiar do real interesse deste manifesto.

Nenhum comentário: