sábado, 20 de agosto de 2011

Abuso de autoridade: Delegado e policiais valentões prendem trabalhador em serviço.

Um antigo ditado popular diz o seguinte: "Quer conhecer um homem, dê poder a ele".
E,de fato,o poder é um eficiente teste de caráter,funciona mais ou menos como um exame psicotécnico.No Maranhão,estado onde o poder é quase todo monopolizado pela família Sarney,um delegado e dois policiais civis mostraram sua verdadeira identidade, ao agredirem um funcionário da CAEMA(Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão).

Aconteceu no dia 15 do mês passado,na cidade de São Luís. José Raimundo Pires e outros técnicos da CAEMA,faziam a manutenção do sistema de água e esgoto da rua 38,no bairro Ponta do Farol,por esse motivo interditaram a via para passagem de veículos.Ao tentarem passar no local com a viatura e serem informados da interdição,o delegado Alberto Castelo Branco e dois de seus policiais,agrediram José e em seguida o levaram preso para a delegacia,onde o trabalhador permaneceu por cerca de cinco horas.

Porém o abuso de autoridade foi todo filmado por uma turista indignada com a situação,ela denunciou o caso para imprensa.No vídeo é possível perceber que o delegado ainda chutou o telefone celular do homem,que caiu no chão quando ele tentava entregar o aparelho a um colega.Ao tomar conhecimento das imagens a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão abriu um processo de investigação e afastou temporariamente os três envolvidos.


A Voz do Blog:
Esse episódio nojento é uma comprovação de que o autoritarismo e a truculência não são uma particularidade da polícia militar,o Brasil,de forma geral,precisa investir no treinamento de seus policiais,pois é na formação que se deve cortar a ideia de superioridade em relação ao cidadão.

O delegado e os policiais que humilharam o trabalhador da CAEMA,tratando-o como se fosse um bandido,no máximo serão punidos com uma penalidade específica leve,logo-logo eles serão reconduzidos ao cargo e poderão fazer tudo de novo,nos fundos da delegacia,becos escuros ou em outra via pública qualquer. O correto seria que esses maus agentes da lei fossem expulsos,uma decisão assim serviria de exemplo aos que se valem do poder concedido pelo Estado para intimidar cidadãos de bem .

Nenhum comentário: