domingo, 10 de abril de 2011

O Massacre de Realengo

Lamentável ! Assim podemos definir o atentado contra crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira,ocorrido na última quinta feira(07),em Realengo,no Rio de Janeiro.O fato chocou todo o país,não somente pela frieza do autor ou idade dos envolvidos,mas também por não ser um acontecimento "comum" por aqui,como já pode ser considerado em determinados países do exterior.
Embora existam fortes indícios de fanatismo religioso em uma carta deixada pelo assassino,dificilmente alguém conseguirá explicar ao certo o que o motivou a praticar tamanha barbárie.Especialistas acreditam que o episódio pode estar associado ao diagnóstico de esquizofrenia,mas também não descartam a possiblidade de um ódio mortal adquirido em decorrência do bulling que,segundo colegas,marcou a vida escolar de Wellington Menezes .

Poderíamos estar discutindo aqui a questão da segurança na escola ou defendendo um policiamento exclusivo para cada instituição de ensino,como erroneamente fizeram alguns veículos de comunicação.Mas é importante lembrar que esse tipo de atentado é imprevisível,e nenhum estado brasileiro teria efetivo policial suficiente para cobrir todos os colégios existentes.
Nem mesmo a polícia dos EUA-considerada uma das melhores do mundo- conseguiu evitar tragédias semelhantes.

O que se pode questionar nessa história toda é a facilidade com que qualquer pessoa consegue comprar armas de fogo,dispositivos e munições do comércio clandestino no país.Apesar da Lei 10.826 de 22/12/2003(Estatuto do desarmamento) tentar controlar a circulação e posse desses objetos,eles constantemente entram escondidos por nossas fronteiras,são desviados de quartéis da polícia ou depósitos de fóruns,e até mesmo roubados de pessoas que possuem o chamado "porte legal".
O mais assustador é que ninguém-nem mesmo as autoridades- sabem com exatidão a quantidade de armas"frias" no Brasil.

Pode ser assustador mas a verdade é uma só: Se de hoje para amanhã algum maluco quiser repetir o "Massacre de Realengo",basta comprar sua arma de fogo na esquina mais próxima.
Aí,salve-se quem puder !

Nenhum comentário: