sábado, 8 de novembro de 2008

Martin Luther king, valeu apena Sonhar!

E O SONHO SE REALIZOU!

A eleição de Barack Obama para presidência é uma grande resposta contra o preconceito racial que durante décadas fez parte da historia americana e ainda hoje se manifesta não somente lá, mas por toda a parte do mundo.
Para quem não sabe, os Estados Unidos vivenciaram um passado sombrio de extrema segregação racial, onde os negros eram considerados como cidadãos de segunda classe, sendo assim proibidos de freqüentarem os mesmos ambientes em que os brancos, tais como ônibus, colégios, restaurantes entre outros.
Em 1957, por exemplo, o então presidente Dwight Eisenhower tentou por fim a segração nas escolas dando ordem para que nove estudantes fossem matriculados em uma escola de brancos na cidade de Little Rock, estado de Arkansas. Houve violência no momento em que os negros tentaram entrar, e uma multidão de brancos bloqueou o acesso à escola.
Daí para frente só aumentava o ódio pela raça negra no país e, junto com ele, os atentados que iam desde covardes espancamentos seguidos de violência sexual até cruéis assassinatos .Diante de todos os fatos vários negros criaram organizações para lutar por seus direitos civis, um dos mais importantes foi Martin Luther King que se inspirou nas idéias do indu Mohandas K.Gandhi para promover protestos não violentos, a popularidade Luther King era grande e várias pessoas aderiam ao movimento.
Em 1963, Martin Luther king organizou a “Marcha para Washington”, uma passeata que reuniu cerca de 200 mil pessoas lá ele fez o famoso discurso “I have a dream”(“Eu tenho um Sonho”), onde ele disse as seguintes palavras:
”Sonho com o dia em que o próprio estado do Mississipi,hoje esmagado pela injustiça,acabrunhado pelo calor da opressão,se tornará um oásis de liberdade e justiça. Sonho com o dia em que meus quatro filhinhos viverão numa nação em que não serão mais julgados pela cor da pele,mais pelos seus méritos. É nossa esperança.É com esta convicção que retorno para o Sul; é ela que nos permitira arrancar deste oceano de desespero uma gota de esperança.”
Enfim , Martin Luther king não pôde ver seu sonho se realizar, foi assassinado cinco anos depois, Mas, hoje, quarenta e cinco anos após sonhar que seus filhos viveriam em um país onde não seriam mais julgados pela cor da pele, algo começa a mudar e esses mesmos filhos podem assistir a chegada do primeiro presidente negro ao poder.

Nenhum comentário: