sábado, 7 de abril de 2012

Jornalismo, uma das melhores profissões do mundo

A foto que os militares usaram para simular o suicídio do jornalista Vladimir Herzog, foi projetada por manifestantes na fachada do Clube Militar do RJ, no dia em que os generais da reserva se encontraram para comemorarar os 48 anos do Golpe Militar de 1964. Nada melhor que essa imagem para ilustrar este 07/04/2012, Dia Nacional do Jornalistas.

Hoje, 7 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Jornalista, uma das melhores profissões do mundo. Uma das melhores, não por causa de salários altos ou boas condições de trabalho, pois isso ainda é privilégio de poucos que optam por seguir essa carreira. A propósito, é cada vez mais comum encontrar profissionais mal remunerados e com acúmulo de função na imprensa brasileira.

Mas quando digo que o jornalismo é uma das melhores profissões, estou pensando no importante papel que o repórter exerce na sociedade. É esse profissional que vai denunciar a falta de médico e leito nos hospitais, o abuso de autoridade da polícia, o político que rouba aos cofres públicos, a injusta prisão de um cidadão inocente. e demais situações parecidas
Também é ele (ou ela) que ajuda a escrever a história do mundo, documentando fatos que muitas vezes vão constar nos livros escolares, enciclopédias e agora nos sites da internet.

Infelizmente, de vez enquando esse bom jornalismo acaba se perdendo dentro dos interesses mercadológicos ou patronais. Não são raras as circunstâncias em que  pautas importantes para o público são derrubadadas em nome do bom relacionamento com políticos, anunciantes, etc. 
O legal é que hoje em dia o jornalista não é mais refém da chamada "grande imprensa", e se os tradicionais veículos não quiserem publicar a verdade de um fato, os blogs e sites pessoais estão aí para isso.

Fazer um jornalismo sério não é fácil, mas é preciso. A busca pela verdade pode gerar inimizades, perseguições, ameaças e até mesmo a morte, porém é necessário zelar pela credibilidade de uma das melhores profissões do mundo. Na minha simples condição de estudante, fico feliz em saber que o mercado ainda possui repórters com a garra de Vladimir Herzog.

Entre tantas definições de jornalismo, acho que a melhor foi feita pelo jornalista inglês George Orwell: "Jornalismo é  publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

Parabéns a todos estudantes de jornalismo e jornalistas !!!


Nenhum comentário: