quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os clientes e o lucro dos bancos

Nos últimos dias, os grandes bancos andaram divulgando o lucro líquido que obtiveram no país em 2011.  O Itaú Unibanco saiu na frente com os seus R$ 14,621 bilhões , o maior lucro já alcançado por um banco brasileiro. Em segundo lugar aparece o Banco do Brasil com  R$ 12,1 Bi, depois vem o Bradesco com R$ 11,028 Bi . Na quarta e quinta posição aparecem Santander e Caixa, respectivamente, com R$ 7,8 e R$ 5,2 bilhões. Ponto pra eles !

Como se pode observar nos índices acima, os banqueiros estão repletos de motivos para comemorar. Mas o que dizer de nós clientes? Bom, aí a coisa já muda de figura.
Que levante o dedo para o alto aquele que realmente se considera satisfeito com os serviços prestados por sua instituição bancária hoje.  É juros daqui, impostos dali, taxas de lá, tudo muito alto e abusivo, mas o atendimento continua a mesma porcaria de sempre .

Se você vai depositar: paga a taxa de depósito, se realiza um saque: outra taxa. se possui um cartão de crédito não escapa da maldição da anuidade, faz um empréstimo ou financiamento e acaba pagando o dobro ou triplo do valor inicial, é obrigado a arcar com a tarifa de manutenção da conta, e assim por diante.

Aí, quando precisamos realizar uma transação na "boca do caixa", o número de funcionários é insuficiente e a fila fica empacada, às vezes não tem nem cadeiras para aguardar sentado, não tem água para beber, não tem banheiro, e o atendente ainda acha que está nos fazendo um favor. 
Só para variar, todo ano tem paralisação e greve dos bancários, o que causa mais transtornos ainda.
E o tal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ?  Onde constantemente "no momento todos os  nossos atendentes se encontram ocupados" . Agora nem é "0800" mais, está muito na moda é o tal de "400x" para (capitais e regiões metropolitanas), o custo da ligação é inteiramente nosso.

Lembro que há alguns anos (2005), quando eu trabalhava de office-boy, fui pagar uma conta no Banco do Brasil e esperei por quatro horas e meia na fila. Cheguei às 14:30h e saí de lá às 19:00h .
Era final de mês, e mesmo com o banco lotado, quatro dos cinco caixas pararam de atender quando o relógio chegou no horário que finaliza o expediente bancário (16:00 h).

Depois que fui atendido procurei o gerente para fazer uma reclamação, então ele me perguntou se eu possuía conta naquela agência. Bom, eu não tinha, mas a empresa para qual eu trabalhava sim, aí ele me disse que "só clientes poderiam reclamar". Tive uma discussão com o cara, é claro. Defendi que qualquer pessoa que procura o serviço do banco é um cliente, independente se ela é ou não correntista e etc.

Todas as situações citadas até aqui mostram que os bancos só se importam é com lucros, prestação de serviço de qualidade que é bom, nada.  É nessas horas que dá vontade de fechar a conta e guardar a grana debaixo do colchão. Como forma de protesto, deixo aqui um poeminha onde resolvi deturpar os slogans de algumas das mais importantes instituições bancárias:

Publicidade às avessas

"A vida pede mais que um banco "
 Mas tá difícil encontrar um banco "feito para você"
Algum que tenha "presença" de verdade na sua vida
Que realmente esteja "junto" contigo quando você precisar
Afinal, são todos iguais !
O lucro é deles, mas o prejuízo : "todo seu".

Wilian César

Um comentário:

Juliana Netto disse...

Ótimo post, Wilian!
Parabéns!