segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Guerreiros do Egito

A QUEDA DO FARAÓ

Após 18 dias ininterruptos de protesto,o povo egípcio recebeu com muito orgulho a honrosa vitória contra os 30 anos do regime ditatorial de Hosni Mubarak.
Cansados de assistirem impassíveis os atos de corrupção do governo,constantes fraudes eleitorais, repressões e um aumento significativo das taxas de desemprego e probreza,os manifestantes fizeram valer o nome da praça Tahrir,local onde se concentraram,(e que em árabe quer dizer"liberdade").

E foi exatamente o sonho da liberdade que levou aqueles milhares de civis a enfrentar as tropas armadas e outros grupos pró- ditador.Acuado,Mubarak aumentou a violência,determinou ataques contra profissionais da imprensa-inclusive a internacional- impôs o toque de recolher e ainda cortou a comunicação por telefone e internet no país.
Tudo em vão.As medidas em nada contribuíram para o final da crise,muito pelo contrário,só fizeram reforçar ainda mais o desejo de mudança.

Em uma nova tentativa de acalmar os ânimos,Hosni Mubarak emitiu um comunicado dizendo que não disputaria a reeleição.Mas essa ainda não era a palavra esperada pelos rebeldes,eles estavam dispostos a brigar pela renúncia imediata do presidente.
E assim fizeram até a última sexta- feira (11), quando ,enfim,o faraó abandonou o poder.

Com a resistência a Mubarak os egípcios deram uma grande lição para o mundo e mostraram toda sua coragem e garra na luta para construção de um país democrático.Não foi uma tarefa tão fácil,afinal,muitos pagaram com a própria vida.Apesar das lamentáveis perdas o esforço valeu apena,agora é torcer para que as coisas se acertem sem que uma nova ditadura se instale por lá.

Conheça os guerreiros que tombaram na luta pela democracia do Egito,acessando no link abaixo o site com a memória dos mesmos:
Egito Remembers

Nenhum comentário: